5 chaves para cumprir os objetivos

Quase todos nós traçamos metas para começar o ano, mas a realidade é que apenas alguns poucos chegam a eles com sucesso.


E não só acontece com os propósitos de ano novo: ter algo a nível profissional ou pessoal também requer certa força de vontade que às vezes perdemos pelo caminho.


Relacionado com este artigo


Cuide de si


Propor objectivos demasiado vagos ou pouco realistas, você deve colocá-lo mais difícil: por isso é importante que você tenha uma boa estratégia desde o início.


Chaves que lhe ajudarão a cumprir suas finalidades


Escríbete uma carta: É uma boa maneira de colocar ordem seus pensamentos e emoções, e detectar se a sua motivação para alcançar os objetivos que você marcação é alta ou que reforçá-la um pouco mais antes de entrar mãos à obra.


Escreve a carta, uma vez, antes de continuar lendo, e, em seguida, siga as nossas recomendações:



  • Preste atenção na linguagem que você usou. Se em sua escrita aparecem com freqüência palavras como “mas”, “tenho que” (…) podem estar indicando que as resistências são altas, e, a mínima, acabar puxando a toalha. Em vez disso, termos como “eu quero” ou “eu vou” sugerem uma melhor disposição.

Relacionado com este artigo


Emagrecer



  • Dias depois volta a escrevê-la, mas imagine, então, que passaram alguns meses desde a sua primeira carta e já tiver atingido o seu propósito (ou está prestes a fazê-lo). Descreve como você se sente, em que notas as mudanças, como já ultrapassaram os momentos de fraqueza… Te ajudará a ganhar força de vontade.

Os 5 passos para conseguir os seus objectivos


Uma vez que você se sentir preparado para cumprir seu objetivo, o seguinte passo-a-passo te ajuda a defini-lo ainda melhor e dar-lhe ferramentas úteis para alcançá-la.


1. Define o que quiser


Deve ser algo concreto. Não basta ter uma meta como “tentar comer mais saudável” ou “ter mais vida social”. Para tanto, o objetivo deve ser melhor definido: por exemplo, “eu vou comer vegetais pelo menos 5 vezes por semana” ou “quero estar com os meus amigos, pelo menos, três vezes por semana”.


Relacionado com este artigo


Rotina diária


Escreva em um papel e deixe em um lugar visível. Assim será mais fácil se lembrar de sua meta frequentemente


2. Por que cumpri-lo?


Faça uma lista de prós e contras para avaliar se as suas razões para mudar superam os motivos para não fazê-lo.


Por exemplo, no caso de querer sair mais frequentemente, os prós poderiam ser: “gosto de passar tempo ao ar livre”, “eu me sinto melhor quando eu faço isso”, “me serve para estreitar os laços familiares ou de amizade”… E os contras, “não tenho tempo”, “me custa muito esforço”…


3. Seus desafios, a curto prazo


Começa, pouco a pouco. A princípio, seu objetivo vai parecer muito distante, e isso pode levá-lo a abandonar. Para evitá-lo, proponte conquistas intermediários.


Por exemplo, para aumentar sua vida social começa por ser uma vez por semana. Quando levar duas semanas, aumenta as saídas para duas vezes, e assim por diante.


Descompón seus objetivos empequenos desafios. Assim, o caminho não vai parecer tão longo.


4. Faça um balanço


Aponta-se a cada dia as circunstâncias que impediram ou forneceram que você chegar ao seu objetivo. Por exemplo, se você tem anulado qualquer de seus encontros semanais com os amigos, aponta justo nesse dia, por que não pudeste ir (se tem surgido um imprevisto, você estava muito cansado e preferías ficar em casa lendo…).


Relacionado com este artigo


Vida saudável


Esta informação lhe será de grande ajuda na hora de fazer um balanço, um dia por semana, o que ganhou durante os anteriores.


5. À medida que você avança, prémiate


Você ganha motivação. Procura prêmios que possa dar-te cada vez que você levar a cabo uma acção que se aproxima de seu alvo. Irá ajudá-lo a não jogar a toalha. A princípio, pode ser útil reforçar frequentemente. Pensa 3 ou 4 prêmios (comprar algo, ver uma série…) e altérnalos para não te habituar.


Depois, quando as partes se tenham tornado um hábito, você pode espaçar os prêmios no tempo.


Dicas que podem te ajudar


A força de vontade é fundamental para alcançar seus objetivos. E também a atitude com que encares.



  • Trace metas que são realistas. Seja sincero consigo mesmo: caso contrário, a frustração poderia dar ao traste com seus esforços.

  • Acompanha bem as expectativas. Está tudo bem, ser ambicioso, mas sem ultrapassar: pode apostar uma má passada.

  • Aproveite sempre do caminho. Vive o presente, concentre-se nos pequenos avanços de cada dia e celébralos.

  • Compartilhe seus projetos. Ajuda-o a manter firme nos maus momentos.

  • Date mensagens positivas. Conte pra si mesmo para seguir o caminho que você escolheu.