5 chaves para perder peso sem colocar em risco a sua saúde

Quando nos pegue a ânsia por perder um pouco de peso de forma rápida (o fato de banho chama à nossa porta), nós podemos cair na tentação de querer fazer rápido…e mal. A maioria das “dietas milagre” prometem resultados encorajadores , mas não nos contam como afecta o nosso corpo estabelecer certos hábitos que nem sempre são saudáveis (não funcionam).


As dietas que proíbem algum alimento, que são muito restritivas (menos de 1500 kcal), que se baseiam em um único alimento ou grupo de alimentos, e muitas outras neste estilo, colocam em risco a sua saúde e não conseguem equilibrar o seu peso. Mais do que “incluir um logotipo da sua dieta” você deve adotar alguns hábitos saudáveis, uma forma correta de alimentarte, que não dure algumas semanas ou meses: deve ser uma mudança de agora em diante.


Você pode começar por algumas diretrizes básicas, mas muito eficazes:


1. Come mais vezes


Distribuída a refeição do dia em cinco ou seis disparos regulares (3 refeições principais e 2 lanches, um a meio da manhã e outro a meio da tarde) e entre cada refeição, não deixe passar mais de 2-3 horas. Manter estáveis os níveis de glicose no sangue e evitar quedas.


Quando isso acontece (hipoglicemia), o organismo que lhe falta energia e tem a sensação de não estar bem alimentado. Em consequência, aumenta o apetite com o objetivo de obter glicose de imediato. A forma de evitar isso é comer mais vezes.


Um conselho, para não excederte com as calorias, prepara porções mais pequenas e, acima de tudo, mastiga muito bem (quanto mais vezes melhor). Irá ajudá-lo a sentir-se aquele que acredita ser carente.


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2. Não se salte o pequeno-almoço


Pular uma refeição não é magro. Ao contrário, pode fazer com que você ganhar peso. Primeiro, porque certamente hás de comer mais na próxima refeição. E, segundo, porque o seu corpo, para lhe dar menos alimento, se torna poupança e queima menos.


O ideal é, claro, evitar a pastelaria industrial e as gorduras. O pequeno-almoço mais indicado deve incluir um leite com sabor, uma peça de fruta fresca e cereais integrais.


3. Tente beber água


É essencial para eliminar as toxinas do organismo, mas, além disso, ajuda a controlar o peso, graças ao seu efeito saciante. Com efeito, beber um copo de água antes das refeições produz sensação de saciedade, com o que você come menos. O mesmo acontece se você tomar um copo entre as refeições para controlar a fome.


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Mas tenha claro que a água não engorda, a tomar quando a assumir: a forma em que te ajuda é “enganando” o seu estômago e seu cérebro com a sensação de plenitude.


4. INCLUI OS IMPRESCINDÍVEIS


Para sentir-se aquele que acredita ser carente, além de comer 5 vezes ao dia é essencial que você inclua em sua dieta vegetais a cada dia (pelo menos três porções de frutas e dois vegetais diárias), de preferência frescos. Além de vitaminas e minerais, as fibras e a água dão-lhe ajudarão a sentir-se cheio por muito poucas calorias e a regular o trânsito intestinal.


5. POTÊNCIA O SABOR


Uma dieta deve ser equilibrada e leve, mas também apetitosa e saborosa pois, caso contrário torna-se um verdadeiro suplício. Para obtê-lo, sem adicionar calorias, as especiarias e as ervas aromáticas são suas aliadas.


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Também o alho e o limão, tem um sabor intenso. Com pouca quantidade aromatizarás seus pratos.


O que você excluir de sua dieta por erro


Às vezes, com a intenção de não engordar, são excluídos da dieta alimentos ou nutrientes que na realidade não deveriam desaparecer. Toma nota de tudo o que não deverá deixar de tomar:



  • Cereais. São a principal fonte de energia e não deve prescindir deles, porque desequilibrarías sua dieta. São recomendadas cinco porções divididas ao longo do dia, de preferência integrais. Então, não deixe de levar pão, macarrão ou arroz.

  • Legumes. É um erro deixar de lado, já que são essenciais em uma dieta equilibrada. Isso sim, em vez de prepará-las em pratos mais consistentes, fazê-lo de forma mais clara e fácil: em saladas, refogados com legumes, em forma de purê…

  • Proteínas. Sua dieta também deve incluir uma porção de um alimento protéico em cada uma das refeições principais. Você pode escolher entre pratos de peixe, marisco, ovos e carnes (frango, peru, coelho…) e prepáralas sempre de forma simples, como a grelha, no forno ou na grelha.

  • Lácteos. Para manter os ossos em forma, você deve tomar duas porções diárias de laticínios, melhor, se são desnatados. Se você é intolerante à lactose, procure opções livres deste açúcar.